O Cartório

O Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Araçatuba, São Paulo foi criado em 1923 e atualmente sua circunscrição abrange os municípios de Araçatuba e Santo Antonio do Aracanguá.

Recepção

O cartório possui colaboradores treinados para fornecer e atender ao usuário da melhor forma possível, possui senha de atendimento e prioriza os idosos, gestantes e portadores de deficiência física, possuindo instalações adequadas para estes como balcão de atendimento rebaixado, banheiro adaptado e tabela de emolumentos em braile.

Tecnologia

O uso da tecnologia é a principal ferramenta do Registro de Imóveis de Araçatuba. Rotinas de trabalho antigamente demoradas são realizadas agora no menor tempo possível para se prestar um melhor serviço aos usuários.

Os principais programas utilizados pelo cartório são fornecidos pela SELE Informática e são considerados os melhores existentes no mercado. Para um melhor aproveitamento das ferramentas, os colaboradores são submetidos a constantes treinamentos.

Sala de Treinamentos

É rotina no Registro de Imóveis de Araçatuba-SP o aprendizado, vivemos em constante treinamento e não somente com relação à informatização, já foram ministrados cursos de gramática aplicada, redação, matemática, libras, direitos civil e registral.

Através do treinamento é possível conhecer as deficiências pessoais previamente, evitando que um erro ocorra no futuro, a prevenção no Registro de Imóveis é expressão sinônima de segurança jurídica, essencial para quem trabalha com o direito de propriedade imobiliária, um dos principais patrimônios do cidadão.

Recomposição do acervo do cartório

Todo o acervo do cartório desde 1923 está digitado e digitalizado, integrando uma base de dados segura e com regulares backups.

Georreferenciamento

A Lei n. 10.267/2001 criou uma forma tecnicamente mais precisa de descrição de imóveis rurais chamada georreferenciamento, que utiliza precisão obtida via satélite, fixando coordenadas geográficas (pontos matemáticos).

O Registro de Imóveis de Araçatuba mantém banco de dados dos georreferenciamentos de Araçatuba e Santo Antonio do Aracanguá, criando uma experiência inédita no Brasil, ou seja, vinculação entre Registro e Cadastro ou visualização gráfica da matrícula, a exemplo do que ocorre com os Registros da Espanha com o Projeto GeoBase (www.registradores.org), montando-se, assim, o mosaico ou quebra-cabeças das propriedades rurais da circunscrição.

A ferramenta utilizada é desenvolvida pela empresa MÉTRICA e consiste em software de geoprocessamento vetorial simples e ao mesmo tempo poderoso.

Responsabilidade Ambiental

O Cartório de Registro de Imóveis de Araçatuba foi o primeiro a integrar o Programa de Gestão ambiental da ARISP – Associação dos Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo, possuindo inclusive selo de emissão Zero de Co2.

Conheça mais sobre as rotinas ambientais do Cartório de Registro de Imóveis de Araçatuba em (www.sustentabilidade.registradores.org.br)

Horário de Atendimento

O horário de atendimento do cartório é das 09:00h às 16:00h, de segunda a sexta-feira.

 
     
 
 
     
     
 
     
  COMO CHEGAR  
   
     
 
© Copyright, Registro de Imóveis e Anexos de Araçatuba 2017 - Todos os direitos reservados